PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 43024 > ENSINO COMAER ASSINA TERMO DE CESSãO DE USO PARA CRIAçãO DE PARQUE TECNOLóGICO NA BAFZ

ENSINO

COMAER assina Termo de Cessão de Uso para Criação de Parque Tecnológico na BAFZ

Publicado: 2024-08-20 10:25:23
O projeto, é o resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, Governo do Estado do Ceará, a Confederação Nacional da Indústria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará

Em um passo significativo para o fortalecimento da inovação tecnológica na indústria do Ceará, o Comando da Aeronáutica (COMAER) oficializou, no dia 12/08, durante a cerimônia de abertura do FIEC Summit 2024, a assinatura do Termo de Cessão de Uso que permitirá a implantação de um Parque Tecnológico na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ).

O projeto é o resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Defesa (MD), Comando da Aeronáutica, Governo do Estado do Ceará, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Ceará, e contempla a criação do Instituto SENAI de Inovação (ISI). O Hangar Capitão Aviador Alexandrino, localizado na BAFZ,  com um grande valor histórico, será revitalizado e adaptado para abrigar os futuros projetos de inovação.

A cerimônia de assinatura ocorreu no Centro de Eventos do Ceará e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, do Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, do Comandante da Base Aérea de Fortaleza, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Amorim de Oliveira, autoridades civis do Estado do Ceará e representantes da Indústria nacional e internacional. A solenidade marcou o início de um projeto que promete transformar o Ceará em um polo de referência em inovação e tecnologia para a indústria, com impacto positivo em toda a região.

"Reconheço publicamente, o empenho de todos os envolvidos neste acordo, sem os quais essa conquista não seria possível. A todos vocês, dirijo o meu mais profundo agradecimento, pois foi devido a sólida colaboração e a notável sinergia entre Ministérios e Agências, que estamos conseguindo reunir os subsídios necessários para a implantação desse Instituto", disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.

No dia 13/08, o Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr participou como palestrante de um painel no FIEC Summit 2024, focado em capacitação e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Durante sua apresentação, o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa detalhou o planejamento do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. Ele destacou ainda que a colaboração entre governo, academia e setor privado, conhecida como tríplice hélice, é fundamental para a viabilização de grandes projetos em benefício da sociedade, como o ITA Ceará.

A criação do Instituto SENAI de Inovação representa uma oportunidade estratégica para a região, unindo inovação e sustentabilidade. Esse empreendimento não só impulsionará o desenvolvimento de iniciativas inovadoras e a capacitação de profissionais focados no mercado de energias renováveis, como também consolidará a integração do ITA com o setor industrial no Ceará. Com essa parceria, a região se fortalecerá como um centro de excelência em inovação, atraindo novos investimentos e formando mão de obra altamente qualificada, preparada para os desafios futuros e alinhada às demandas do mercado.

Fortaleza terá um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, saiba mais.


Fotos: Helene Santos/Governo do Ceará e Foto reprodução FIEC